Bem viver
19
maio

Casa zen e perfumada: velas e aromatizantes

Entrar em uma casa perfumada é agradável, aconchegante e o ambiente parece abraçá-lo para dar as boas vindas. Não há nada mais relaxante do que ser envolvido por um aroma agradável, principalmente depois de um dia cansativo. As fragrâncias são capazes de mexer com as emoções, seja para promover a tranquilidade ou para aflorar o ânimo.  

A aromaterapia tem como princípio causar bem-estar físico e emocional através de óleos essenciais. Utilizada para auxiliar no tratamento de disfunções no sistema nervoso, digestivo, respiratório e circulatório os aromas são capazes ativar áreas corporais. A essência é aspirada, passa pelo pulmão, é absorvida pelo sangue e circula em todo o corpo ativando as áreas desejadas. 

Para a prática da aromaterapia especialistas recomendam a utilização de óleos essenciais puros, geralmente vendidos em pequenos frascos de vidro. Pela alta concentração do líquido é necessário dissolvê-lo em água e colocá-lo em aromatizadores para liberar o perfume através do calor. Para perfumar o ambiente é possível utilizar qualquer tipo de aromatizador: vela perfumadas, incensos, difusores, sachês. Como os aromas são mais fortes, é indicado utilizar no máximo duas fragrâncias em dois ambientes separados. 


Para a sala de estar/TV

Como o fluxo de pessoas neste ambiente é mais alto que no restante da casa, é fundamental escolher essências alegres, energizantes e harmônicas.

> Tangerina: relaxante.
> Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo.
> Grapefruit: restaurador.
> Rosa, ylang-ylang e jasmim: florais intensos para um clima mais intimista. 

Para a cozinha

Para retirar o cheiro de gordura utilize aromas cítricos, a cozinha pede este tipo de essência. Evite perfumes muito fortes ou adocicados, pois eles intensificam o cheiro que você deseja eliminar. 

> Alecrim: energizante.
> Manjericão: sedativo.
> Lemongrass: calmante e sedativo.
> Laranja: calmante.
> Hortelã: estimulante e revigorante.


Para o banheiro 

Para aumentar a sensação de limpeza no ambiente, utilize aromas cítricos e de ervas. Difusor, vela aromatizada ou flores perfumadas deixam a atmosfera do banheiro ainda mais especial e bem cuidada. 

> Hortelã: estimulante e revigorante.
> Pitanga: calmante infantil.
> Maracujá: calmante.
> Eucalipto: estimulante e refrescante. 


Para o quarto 

O ambiente, que precisa ser sereno, combina com o aroma de lavanda, já que traz tranquilidade. Para dormir melhor vale borrifar o perfume da planta na roupa de cama e nas cortinas. Pingar cinco gotas da essência no difusor e deixá-lo ligado por duas horas antes de dormir também é uma alternativa. 
Para uma noite romântica a mistura afrodisíaca de patchuli com gerânio e limão-taiti é essencial. 

> Lavanda: analgésico, relaxante, antidepressivo e sedativo.
> Patculi: afrodisíaco.
> Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo.
> Sândalo: afrodisíaco.
> Cedro: relaxante e sedativo.
> Ilangue-ilange: afrodisíaco e antidepressivo. 

Sua casa pode ser um lugar ainda mais inspirador, acolhedor e perfumado. Inspire-se e deixe os ambientes falarem por você!   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Bonitas e macias: você sabe como cuidar das toalhas?
Travesseiro alto ou baixo: aprenda as funções de cada modelo
Casa zen e perfumada: velas e aromatizantes
Bebidas quentes antes de dormir: um abraço para o corpo
1234