Bem viver
10
maio

Seu bebê não dorme? 5 dicas para melhorar o sono dele

Ser mãe é a maior aventura da vida. Fazer o bebê dormir, para muitas mulheres, é uma aventura ainda maior. Sendo mãe de primeira viagem ou tendo mais filhos, para muitas famílias o momento de dormir se torna um pesadelo. A hora do sono precisa ser tranquila para pais e filhos, pois isso trouxemos algumas dicas para melhorar a qualidade do sono do seu bebê.

1. Horários para dormir e acordar: em qualquer idade é fundamental estabelecer horários para dormir e para acordar. Cada criança tem seu ritmo e se comporta de uma maneira, mas uma coisa é certa: se os pais deixarem, o bebê brinca até tarde da noite e só dorme quando os rápidos cochilos viram um sono profundo, totalmente sem intenção.
O soninho depois do almoço é muito importante para o desenvolvimento do bebê, mas ele precisa durar de 30 minutos a uma hora.

De 4 a 12 meses: 12 a 16 horas de sono por dia, incluindo sonecas.
De 1 a 2 anos: 11 a 14 horas de sono por dia, incluindo sonecas.
De 3 a 5 anos: 10 a 13 horas de sono por dia, incluindo sonecas.

2. Rotina do bebê: segundo especialistas, o ato de dormir é traumático para a criança, pois ela entende que foi abandonada momentaneamente pela mãe. Para que essa situação seja compreendida é importante que o bebê tenha uma rotina, assim ele já sabe o que acontecerá depois de determinada ação.

3. Quarto aconchegante e sem telas: televisão, computador, tablet e qualquer outro aparelho eletrônico não deve estar no quarto do bebê. A luminosidade dos aparelhos distraem e estimulam a criança. A melhor opção para deixar o ambiente aconchegante é usar um abajur com luz suave e objetos lúdicos.


4. Desacelere o ritmo: durante o dia as brincadeiras são liberadas e muito necessárias. Mas, em torno de 2/3 horas antes do horário do bebê ir para a cama, as atividades na casa devem se acalmar. Além do banho quentinho e relaxante, músicas calmas, histórias e massagens ajudam a trazer tranquilidade para o bebê.


5. Leite, cafeína e açúcar NÃO: não são apenas os refrigerantes que são ricos em cafeína e açúcares, os chás preto e mate também, porém nem todas as mães sabem disso. O leite de vaca, antes de dormir, também não faz bem ao bebê. A bebida pode aumentar as secreções na garganta e pulmões, causar alergias e distúrbios no sono. 

Você já tinha conhecimento de todas essas dicas e do quanto elas são fundamentais para a qualidade do sono do seu filho? Coloque-as em prática e torne o momento de ir para cama algo tranquilo e natural, como deve ser. 

Feliz Dia das Mães para você que sente seu coração bater fora do corpo!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Bonitas e macias: você sabe como cuidar das toalhas?
Travesseiro alto ou baixo: aprenda as funções de cada modelo
Casa zen e perfumada: velas e aromatizantes
Bebidas quentes antes de dormir: um abraço para o corpo
1234