Bem viver
17
abril

Afinal, com que frequência devo lavar toalhas e lençóis?

lavar toalhas

Quando lavar toalhas e lençóis, afinal? Quer a gente goste ou não, toalhas de banho, por estarem constantemente úmidas, são os alojamentos ideais para micróbios ou organismos microscópicos, como bactérias e fungos. Nada agradável, não é mesmo? A água, o ar quente e o oxigênio fornecem um habitat semelhante ao de um spa, fazendo esses microorganismos se sentirem em casa. Sabia que, por conta disso, o recomendável é usarmos nossas toalhas não mais que três vezes antes de lavá-las?

 

Toalhas saudáveis!

É claro, lavar toalhas após o uso é algo que todos fazemos. No entanto, você pode não conhecer os riscos envolvidos se não lavá-las com tanta frequência.

Quando você se seca com uma toalha em contato com bactérias microscópicas, está transferindo esses germes de volta ao seu corpo. Novamente, nada agradável! E se você estiver compartilhando uma toalha de mão com várias pessoas, estará colocando seu corpo em risco de ser exposto a bactérias às quais não está acostumado. Isso pode causar irritação da pele, doenças leves ou até mesmo uma infecção.

Como ninguém gosta de ficar doente, lavar toalhas com mais frequência vale totalmente a pena!

 

Felicidade = lençóis limpos!

Nossa cama é um local sagrado de relaxamento e conforto para todos nós.

Sendo assim, com que frequência você deve lavar os lençóis da cama? 

Primeiro, considere que você provavelmente passa 8 horas (ou um terço) do seu dia em sua cama. São muitas horas por semana! É recomendável lavar os lençóis uma vez por semana. Não apenas o cheiro de roupas de cama frescas alegrará o seu dia, mas você também estará lavando as células mortas da pele, o suor, o óleo corporal, ácaros e quaisquer partículas pequenas que se prendam aos lençóis.

Infelizmente, não é tão simples quanto colocar os lençóis na lavadora e adicionar sabão em pó (lembrete: nunca diretamente sobre o material!), mas existem algumas dicas úteis a serem consideradas ao lavar lençóis:

 

  • Idealmente, você deve lavar todos separadamente, pois eles ocupam muito espaço e outros itens tendem a se enroscar com esses lençóis. Ou, se você incluir itens adicionais, verifique se eles são pequenos, leves e com cores semelhantes para evitar a transferência das cores.
  • Se for uma possibilidade, o ideal é lavar seus edredons e cobertores em uma lavanderia, uma vez que as máquinas próprias possuem mais espaço. 
  • Ciclos diferentes devem ser considerados, dependendo de quão sujos estiverem os lençóis. O ciclo normal é recomendado para um lençol levemente sujo e o serviço pesado é recomendado para grandes manchas e muita sujeira. Mas lembre-se de sempre verificar a etiqueta antes de lavar.
  • Lençóis de algodão branco e de cor clara costumam lavar bem em qualquer temperatura da água (fria ou quente). No entanto, é recomendável lavar os lençóis com água morna, especialmente durante a estação de gripes e resfriados, para garantir a remoção de bactérias difíceis de pegar. Se você possui lençóis coloridos mais escuros, pode lavá-los em água fria para evitar o desbotamento.

 

Cuidando bem de nossas toalhas e roupas de cama, dormimos mais tranquilos e satisfeitos, prolongando a saúde de nossos lençóis e, acima de tudo, a nossa!

De quanto em quanto tempo você costuma lavar toalhas e roupas de cama? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Bonitas e macias: você sabe como cuidar das toalhas?
Travesseiro alto ou baixo: aprenda as funções de cada modelo
Casa zen e perfumada: velas e aromatizantes
Bebidas quentes antes de dormir: um abraço para o corpo
1234