Bem viver
26
março

Doenças respiratórias: 7 dicas para cuidar da sua saúde em casa

doenças respiratórias

Quando o assunto é saúde, precisamos unir forças, trabalhar juntos e pensar no próximo. Para isso, trouxemos algumas dicas sobre como agir e o que fazer para tornar sua casa um local livre de possíveis perigos.

Compartilhe, também, com seus familiares e amigos e, juntos, coloquem os cuidados em prática.

Doenças respiratórias: como me cuidar em casa?

Lave suas mãos

Uma das melhores maneiras de não propagar possíveis doenças respiratórias (ou passá-la para outra pessoa) é lavar as mãos depois de tossir e  espirrar, usar o banheiro ou quando estiver prestes a deixar um lugar para ir até outro. Você deve lavar as mãos quando sair e voltar do supermercado, por exemplo. É muito importante, também, não tocar o rosto.

O álcool gel para as mãos também é indicado, apesar de não ser um substituto para a lavagem das mãos. Sempre que puder, água e sabão podem ser um pouco menos agressivos para suas mãos. Uma lavagem bem executada deve ser feita em 20 segundos.

Também é importante hidratar suas mãos. A pele seca tem maior risco de absorver vários tipos de infecções; portanto, depois de lavar, aplique um pouco de hidratante. É uma boa dica! A maioria das loções hidratantes tem ingredientes semelhantes, começando com água e glicerina, independente da marca.

 

Quando houver riscos, fique em casa

Mesmo se você não estiver doente, fique em casa. No inverno, por exemplo, quando a gripe se propaga com mais rapidez, estar em grandes multidões ou ir a restaurantes representa riscos desnecessários não apenas para você, mas para as pessoas ao seu redor. Colocar-se em risco também os coloca em risco.

 

Se não estiver doente, não é necessário utilizar máscaras

Elas servem um propósito importante para as pessoas que estão doentes ou cuidam de uma pessoa doente, mas as máscaras são necessárias para os profissionais de saúde e para aqueles que estão doentes com algum tipo de doenças respiratória. Usar uma máscara também pode lhe dar uma falsa sensação de segurança, fazendo com que você se arrisque mais.

“Você pode tocar seu rosto com mais frequência porque está ajustando sua máscara. Ou pode estar tentando impedir seus óculos de embaçar, então o portal de entrada pode ser seus olhos”, disse Townes. 

Muitas doenças respiratórias são transmitidas através do contato de pessoa a pessoa, ou gotículas respiratórias. Essas gotículas não ficam suspensas no ar, caem no chão a cerca de um metro e oitenta da pessoa infectada. Por este motivo, vale lembrar da recomendação de mantermos 2m de distância de outras pessoas sempre que for necessário sair de casa.

 

A máquina de lavar pode ser uma aliada?

Sim, em grande parte. Basta lavar a roupa com sabão comum e secá-la, e é isto que você pode fazer para desinfetar suas roupas.

Certifique-se de desinfetar as superfícies com as quais a roupa suja entra em contato, incluindo o cesto de roupas e as mãos – especialmente se houver uma pessoa doente em casa.

Limpe e desinfete o cesto, como faria com qualquer outra superfície, e lave bem as mãos após manusear a roupa suja de alguém que esteja doente. É recomendado o uso de um revestimento no cesto.

Não se esqueça de limpar o casaco e a mochila, caso os utilize. Limpar o interior com um pano desinfetante deve ser suficiente, a menos que sua jaqueta seja lavável na máquina.

 

Você deve desinfetar pacotes e correspondência?

Sim, levemente. De acordo com o USPS, cartas e pacotes têm um risco relativamente baixo de transmitir algum tipo de vírus. Dito isto, pesquisadores descobriram que eles podem viver em papelão por cerca de 24 horas; portanto, limpar as embalagens com uma toalha desinfetante não é uma má idéia.

 

Como desinfetar seu telefone ou tablet

Desinfete seus aparelhos com uma solução desinfetante para limpeza ou álcool (pelo menos 70%). Certifique-se de prestar atenção especial à tela, aos botões e a qualquer lugar onde poeira e fiapos de bolso tendem a ficar presos. Além disso, remova qualquer capa do telefone ou tablet, limpe por baixo, coloque-o novamente e limpe a parte externa. Seguindo as recomendações do CDC dos Estados Unidos, para outras superfícies de alto contato em casa, uma desinfecção uma vez ao dia não prejudicará seus dispositivos.

 

Mantenha sua imunidade alta

Esta é uma das dicas mais importantes. Devemos nos manter sempre saudáveis, comendo alimentos nutritivos e nos exercitando diariamente. Um sistema imunológico comprometido aumenta nossas chances de contrairmos, também, diversas outras infecções e doenças.

Seguindo estas dicas, é mais garantido que você e sua família se mantenham seguros e livres de doenças respiratórias. Existem outras boas práticas disponíveis que podemos praticar, também, neste momento. Informe-se com órgãos de confiança e pratique-as para criar hábitos adequados sempre que necessário.

Tem alguma dica que gostaria de compartilhar? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Bonitas e macias: você sabe como cuidar das toalhas?
Travesseiro alto ou baixo: aprenda as funções de cada modelo
Casa zen e perfumada: velas e aromatizantes
Bebidas quentes antes de dormir: um abraço para o corpo
1234