Bem viver
26
fevereiro

Olheiras: dormir mal é a única causa?

Todo mundo tende a ter olheiras de vez em quando. É improvável que as olheiras afetem sua saúde geral, mas podem afetar sua aparência.

A pele ao redor dos olhos é muito mais fina que a do resto do corpo, pois contém pouco ou nenhum tecido subcutâneo. A falta de preenchimento subcutâneo torna a pele não apenas extremamente frágil, mas também relativamente translúcida. Isso significa que os vasos sanguíneos sob a pele são facilmente visíveis na superfície.

Além de noites mal dormidas, as causas das nossas olheiras podem surgir de diversos outros fatores.

Você pode ter olheiras porque…

 

  1. Genética

Na maioria dos casos, o aparecimento de olheiras tem um componente genético. Se sua família tende a ter olheiras visíveis, você também é propenso a tê-las. As pessoas que herdam essa característica podem desenvolver olheiras desde a infância e geralmente acham mais difícil tratá-las.

Algumas pessoas podem experimentar um agravamento das olheiras com o avanço da idade. Outros podem se livrar deles naturalmente depois de um tempo.

 

  1. Pigmentação

As olheiras também podem ser resultado de hiperpigmentação sob os olhos, geralmente devido à exposição excessiva ao sol. O aumento da acumulação de melanina ao redor da pálpebra pode tornar a pele mais escura do que a pele circundante, levando à formação de anéis hiperpigmentados ao redor dos olhos.

Se a escuridão sob seus olhos não desaparecer quando você a pressiona, provavelmente é causada por excesso de melanina.

 

  1. Estrutura óssea facial

As olheiras são mais comuns em pessoas com ossos faciais profundos. Esse tipo de estrutura óssea é geralmente caracterizada por uma depressão oca sob os olhos. A área deprimida parece mais escura que a pele circundante devido à sombra projetada pelo osso saliente da testa.

 

  1. Retenção de água

Quando seu corpo não consegue obter água suficiente regularmente, ele começa a extrair o líquido das células e armazená-lo na pele e nos tecidos para atender às suas necessidades de hidratação.

Assim, por mais contra-intuitivo que possa parecer, a desidratação é uma das causas mais comuns de edema ou retenção de água.

 

  1. Envelhecimento

O colágeno e a elastina são proteínas estruturais que servem como blocos de construção da sua pele. A produção de colágeno e elastina diminui gradualmente com o aumento da idade, o que pode tornar sua pele menos elástica ao longo do tempo.

A pele ao redor dos olhos é mais fina que a pele que cobre o resto do corpo. Isso o torna especialmente vulnerável aos efeitos nocivos do envelhecimento da pele. É por esse motivo que rugas, linhas finas e outros sinais de envelhecimento prematuro são mais visíveis ao redor dos olhos.

A pele só fica mais fina à medida que envelhecemos. Como resultado, os vasos sanguíneos que se encontram abaixo dele se tornam mais proeminentes na forma de olheiras.

 

  1. Medicamentos

As olheiras também podem ser efeitos colaterais de medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos e transportam uma quantidade maior de sangue. Como a pele sob os olhos é bastante fina e translúcida, o fluxo sanguíneo aprimorado aparece como uma tonalidade azul-púrpura na superfície, assumindo a forma de círculos escuros.

 

  1. Esfregar os olhos

Esfregar os olhos pode danificar ou romper os vasos sanguíneos subjacentes. Isso, por sua vez, faz com que o sangue vaze e se acumule na área dos olhos, o que pode ser visto como uma tonalidade arroxeada escura na superfície.

Como vimos, as olheiras nem sempre são causadas por cansaço e noites mal dormidas. Cuide da sua saúde geral e preste atenção às necessidades do seu corpo e mente. Desta forma, você controla melhor a aparência das suas olheiras e descobre o que pode as estar causando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
1234