Bem viver
19
fevereiro

Colchão macio ou duro: qual é melhor?

colchão macio ou duro

Dormir bem, seja num colchão macio ou duro, é uma necessidade básica para termos um dia agradável; portanto, comprar o colchão certo é uma decisão importante.

Como todos nós passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo, o sono inadequado afeta nossa saúde mental e física.

É por isso que obter boa qualidade de sono é essencial para a saúde e bem estar em geral. Há uma variedade enorme de diferente de colchões disponíveis, mas escolher o melhor deles é um pouco mais complicado. Uma de nossas maiores dúvidas em termos de colchão é se adquirimos um colchão macio ou duro.

Existem prós e contras para os dois e, na verdade, a escolha final é extremamente pessoal. 

Aqui estão algumas dicas para ajudar em sua decisão de adquirir um colchão macio ou duro:

Qual é a diferença entre colchão macio ou duro?

Uma das principais diferenças entre um colchão duro ou macio é a sensação que eles proporcionam. Um colchão rígido pode acabar sendo rígido demais e, assim, é difícil compactá-lo. Um colchão mais macio comprime muito mais facilmente quando alguma pressão é aplicada a ele.

A firmeza ou maciez de um colchão depende de dois fatores:

  • Tensão da mola dentro do colchão;
  • Tensão geral de construção dentro do colchão.

No entanto, um colchão também pode incluir uma camada externa ou algum estofamento que afeta sua firmeza geral. Colchões duros e macios vêm em diversas faixas de preço.

Benefícios de um colchão macio:

Um colchão mais macio é geralmente recomendado para aqueles que sofrem de dores nas costas em um colchão comum ou para aqueles que têm problemas pré-existentes nas costas.

É uma boa opção para indivíduos que são mais leves.

Colchões mais macios geralmente são melhores para quem dorme de lado, pois melhor amortecem os ombros e os quadris.

Um colchão mais macio também alinha melhor a coluna.

Desvantagens de um colchão macio:

Embora possam parecer mais confortáveis, um colchão macio pode agravar problemas nas costas para quem dorme nesta posição, e prejudicar indivíduos com mais peso.

Colchões macios também podem ser problemáticos para quem compartilha a cama, pois o parceiro mais pesado pode afundar mais o seu lado do colchão, tornando a superfície do sono desequilibrada.

Os colchões macios podem durar menos do que os colchões duros. Todos os tipos de colchão tendem a ficar mais macios ao longo do tempo, portanto, uma linha de base já macia pode levar os colchões a se tornarem inutilizáveis ​​após um período menor de tempo.

Benefícios de um colchão duro:

O colchão rígido é uma boa opção para quem sofre de dores nas costas e dorme de costas, pois proporciona uma superfície mais estável e uniforme.

Músculos ficam menos tensionados, e a circulação é melhorada durante o sono em um colchão duro.

Um colchão duro também evita o colapso da região lombar, o que pode permitir mais ingestão de oxigênio durante o sono.

Menos flacidez pode significar que o peso do corpo é distribuído uniformemente, ou seja, nenhuma parte do corpo está sofrendo o impacto da pressão.

Desvantagens de um colchão duro

Se você alternar de um colchão mais macio para um mais duro, pode sofrer com o desconforto, além deste tipo de colchão não absorver tanto o peso de quem dorme de lado, podendo causar dores musculares.

Então, qual deles escolher?

Idealmente, você deve optar por um que não seja macio nem duro, mas fique entre eles. Entretanto, vimos que um colchão duro possui mais benefícios do que um colchão macio. 

No fim das contas, considere aquilo que pode afetar seu sono e veja qual dos dois tipos de colchão poderá te ajudar mais a evitar um sono desconfortável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


netflix
7 Filmes Inspiradores no Netflix Para Assistir em Casa
doenças respiratórias
Doenças respiratórias: 7 dicas para cuidar da sua saúde em casa
Amazon disponibiliza eBooks gratuitos para você na quarentena
travesseiros altenburg
Travesseiros Altenburg: desperte o bem viver
1234