Bem viver
11
fevereiro

Dormir melhor de noite: saiba como com essas 5 dicas

dormir melhor

A qualidade do sono desempenha um papel fundamental na sua saúde geral. O sono de má qualidade pode levar a várias condições de saúde, incluindo obesidade, sistema imunológico enfraquecido, diabetes e doenças cardíacas. A privação do sono também pode afetar enormemente o seu bem-estar mental e causar irritabilidade, ansiedade e depressão ao longo do tempo. Felizmente, existem várias maneiras de dormir melhor e com mais qualidade durante a noite.

Veja cinco dicas para dormir melhor a partir de hoje:

  1. Evite consumir cafeína após o fim da tarde

Muitas pessoas consomem bebidas contendo cafeína, como café e chá, em sua dieta diária. A cafeína oferece vários benefícios, incluindo um aumento no desempenho energético e esportivo. No entanto, o consumo excessivo pode causar uma variedade de problemas de sono. Sabia que a cafeína pode permanecer no seu sistema entre 6 até 8 horas? Por esse motivo, você deve evitar consumir cafeína mais tarde durante o dia ou poderá ter problemas para dormir à noite. Se ainda quiser tomar uma xícara de chá ou café ao fim da tarde, opte pelas opções descafeinadas.

 

  1. Invista em um colchão de qualidade

Seu colchão desempenha um papel fundamental em seus níveis de conforto durante o sono. Um bom colchão pode ter um grande impacto na qualidade geral do sono, por isso vale a pena investir em um de alta qualidade. Os colchões de espuma com memória são imensamente populares, pois oferecem os melhores níveis de conforto e suporte para garantir uma boa noite de sono. Eles são fabricados com material sensível à temperatura, que se ajusta ao seu corpo para oferecer a melhor experiência de sono possível. Você também pode optar por um colchão orgânico feito de materiais orgânicos saudáveis ​​para você e para o meio ambiente.

 

  1. Para dormir melhor de noite, limite a soneca diurna

Uma soneca curta pode ser uma maneira eficaz de aumentar os níveis de energia e concentração. No entanto, dormir muito tempo durante o dia pode confundir o relógio interno e dificultar o sono noturno. Estudos mostram que os cochilos ideais devem durar cerca de 20 minutos. Uma soneca desse comprimento deve fazer você se sentir alerta e energizado. Por mais tempo, você pode ficar confuso e cansado, porque alcançou os estágios mais profundos do sono. Se você tirar uma soneca durante o dia, defina um alarme e evite dormir por muito tempo.

 

  1. Entre em uma rotina de sono consistente

Criar um padrão regular de sono e ser consistente com o tempo que você dorme tende a melhorar sua qualidade geral do sono a longo prazo. Tente ir para a cama e acordar aproximadamente na mesma hora todos os dias, inclusive nos finais de semana. Depois de praticar isso por um tempo, você vai dormir melhor e pode achar que nem precisa de um alarme para acordar de manhã.

 

  1. Relaxe antes de dormir

Você deve sempre relaxar e descontrair antes de ir para a cama. Evite usar dispositivos inteligentes, como celulares e iPads, no final da noite e tente desativar suas responsabilidades diárias. Algumas maneiras eficazes de relaxar à noite incluem tomar um banho quente, ler um livro ou tomar um chá calmante, como de camomila, antes de dormir.

Com essas dicas, que tal tentar melhorar sua qualidade de sono e, também, de vida? Pratique o bem dormir, bem viver!

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