Bem viver
1
outubro

Você sabia que dorme menos conforme envelhece? Entenda

Quando ganhamos mais idade, precisamos dormir por menos tempo. Mas como isso é possível?

Ao contrário de bebês, crianças, adolescentes e adultos, os idosos têm o costume de sair da cama bem mais cedo, mesmo quando não é necessário. Isso acontece porque, à medida que envelhecemos, alguns mecanismos do nosso cérebro passam a funcionar de forma diferente.

Experimentos comprovam que os receptores de sono continuam iguais com a idade. Porém, a recepção do sinal de sonolência fica mais fraca ao longo dos anos. 

Acostume-se, isso é normal

É importante deixar claro que não são apenas pessoas idosas que começam a dormir menos. Por volta dos 30 anos, começamos a acordar mais cedo de forma voluntária e a situação vai se atenuando conforme o tempo passa.

Nós dormimos menos quando vamos envelhecendo porque nosso cérebro não entende mais de forma perfeita os sinais que nosso corpo manda. Isso é algo normal e irá acontecer com todos nós!

Quando uma pessoa chega aos 50 anos, por exemplo, ela terá cerca de 50% do sono profundo que tinha aos 20 anos. Até mais ou menos os 70, o tempo de sono de qualidade vai diminuindo ainda mais, e acordar durante a noite acaba sendo cada vez mais comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Bonitas e macias: você sabe como cuidar das toalhas?
Travesseiro alto ou baixo: aprenda as funções de cada modelo
Casa zen e perfumada: velas e aromatizantes
Bebidas quentes antes de dormir: um abraço para o corpo
1234