Bem viver
4
setembro

Por que pequenas interrupções durante a noite de sono são tão prejudiciais?

Pesquisas indicam que ter o sono interrompido durante a noite é tão prejudicial quanto ficar sem dormir

Você sabia que dormir com inúmeras interrupções pela noite é pior do que ficar sem dormir? Segundo um estudo feito pela Universidade Johns Hopkins, nos EUA, essas pequenas pausas durante a noite são péssimas para a saúde.

Essa pesquisa, que contou com 62 pessoas divididas em dois grupos, analisou que, após a segunda noite, o grupo que era forçado a acordar durante a noite estava com o estado de espírito pior que as pessoas do outro grupo, que dormiram a noite toda.

Como as pequenas interrupções reagem no organismo?

Quando nós estamos dormindo e somos acordados por qualquer que seja o motivo, é como se estivéssemos interrompendo os estágios do sono. Isso faz com que o corpo não evolua nessas fases e não consiga obter as ondas de sono necessárias para uma noite perfeita.

Além disso, quando nosso sono é interrompido, as substâncias responsáveis por fazer seu corpo dormir e acordar acabam causando uma confusão interna e afetando o hipotálamo, conhecido como o relógio biológico do corpo. 

Isso acontece por inúmeros motivos, como cuidados com recém-nascidos, problemas de incontinência urinária, insônia ou outros problemas relacionados diretamente ao sono.

O que isso pode causar ao organismo?

Segundo este mesmo estudo, os pequenos cortes durante a noite podem provocar o comprometimento das habilidades cognitivas, diminuir a atenção das atividades diárias e provocar o mau humor rotineiro.

Entendeu por que essas pequenas interrupções são tão prejudiciais ao seu organismo? Ao fazer isso, seu corpo não alcança o mínimo do descanso necessário e acaba afetando diretamente no seu bem-estar e na sua qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quais os melhores exercícios para o corpo e mente na terceira idade?
Você conhece o travesseiro Airflow da Altenburg?
Qual a relação entre a cafeína e o sono?
O que o nosso corpo faz enquanto dormimos?
1234