Bem viver
3
setembro

Como acordar cedo sem sofrer?

Acordar cedo sem sofrer não é nada fácil, mas existe uma forma de tornar esse processo menos doloroso

Pode parecer óbvio, mas se você está sentindo muita dificuldade para sair da cama, a resposta mais certeira é a que você deve estar dormindo menos do que o necessário. Isso significa que o nosso relógio biológico, chamado de hipotálamo, está com os ponteiros desregulados.

É preciso entender que o hipotálamo é o local no qual células secretam hormônios na hora de dormir, como a melatonina, e ao acordar, como a adrenalina. Quando não respeitamos o horário de dormir e acordar, esse relógio biológico acaba desregulando, resultando em uma rotina de sono pouco saudável.

Como consequência, podemos destacar a dificuldade de sair da cama, a sonolência durante o dia, o atraso para compromissos e a queda de rendimento no horário de trabalho. 

Precisa acordar cedo? A gente te ajuda!

Se você leu até aqui e já percebeu que não anda respeitando seus horários de dormir e acordar, vamos te ajudar com algumas dicas para sofrer menos ao acordar!

Respeite seu sono

Se você não dorme o suficiente, esse déficit de sono vai se acumulando ao longo do tempo e, nesses casos, a tendência é de sentir o corpo cada vez mais cansado. Por conta disso, é extremamente necessário avaliar se você tem dado ao seu corpo o tempo de descanso que ele necessita.

Então, a nossa dica principal é calcular exatamente o horário em que você deve dormir e acordar para ter as famosas 8 horas de sono por noite. Nesses casos, respeitar esses horários e o seu sono é a melhor forma de garantir mais facilidade todos os dias para levantar.

Esqueça o botão soneca

Sabe quando você vai apertando o botão soneca para despertar várias vezes a cada 5 ou 10 minutos? Pois é, isso é extremamente péssimo para a qualidade do seu sono e também  para fazer você levantar cedo com mais facilidade.

Sabe o motivo de evitar o botão soneca? Quando você fica acordando e dormindo de novo em tão pouco tempo, você acaba promovendo uma bagunça química de substâncias que são responsáveis por fazer você dormir e acordar. Como resultado, a sensação de mau humor, dor de cabeça e até uma confusão mental podem acontecer quando você finalmente se levanta.

Ou seja, levantar da cama será péssimo! Por isso, programar os horários corretamente e evitar o botão soneca é uma forma de deixar sua manhã mais tranquila.

Crie uma rotina ao acordar

Muito se fala em uma rotina de sono, mas estabelecer uma rotina ao acordar é uma das melhores formas de melhorar a qualidade de suas manhãs. Ao saber que terá uma manhã com algo que goste pode ser uma forma benéfica de ter forças para levantar da cama!

Escutar músicas animadas, tomar chá, café ou um belo café da manhã são algumas das coisas que você pode incluir em sua rotina diária para acordar cedo sem sofrer tanto.

Essas são algumas dicas para que sua manhã seja mais proveitosa. Porém, a principal delas é realmente regular seus horários de sono. Quando dormimos o suficiente, sair da cama não será um problema tão grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quais os melhores exercícios para o corpo e mente na terceira idade?
Você conhece o travesseiro Airflow da Altenburg?
Qual a relação entre a cafeína e o sono?
O que o nosso corpo faz enquanto dormimos?
1234