Bem viver
19
agosto

Por que temos pesadelos durante o sono?  

Os pesadelos podem ter diversas causas, mas algumas medidas simples podem te livrar desses sonhos ruins 

Pesadelos são sonhos perturbadores, associados com sentimentos ruins, como medo e ansiedade. Os sonhos, bons ou ruins, acontecem durante o período de sono conhecido por REM (Movimento Rápido dos Olhos) e costumam ocorrem pouco antes de acordarmos.  

Devo me preocupar ao ter pesadelos? 

Sonhos ruins são comuns e, quando acontecem de vez em quando, não há motivo para se desesperar. Porém, se eles são frequentes e afetam a qualidade do sono, é preciso investigar a fundo essa situação. 

Quais as causas? 

Existem diversas explicações para esse tipo de sonho em adultos e crianças. Confira abaixo algumas das causas:  

  • Ansiedade:
    Grandes eventos como casamento, nascimento de um filho ou até mesmo uma prova importante no dia seguinte podem gerar ansiedade e desencadear sonhos ruins. 
  • Estresse:
    Uma rotina muito puxada também pode gerar sonhos ruins. O estresse também pode estar relacionado com algum evento impactante ocorrido recentemente.

  • Eventos traumáticos:
    Após acidentes de trânsito, assaltos ou outros eventos traumáticos, é possível ter sonhos ligados com o fato ocorrido. Nestes casos, o Transtorno de Estresse Pós-Traumático pode ser a causa do sonho indesejado.

  • Uso de medicamentos:
    Alguns tipos de antidepressivos, remédios para regular a pressão e para controlar crises convulsivas aumentam a probabilidade deste problema nos pacientes.

  • Noites sem dormir:
    Quando dormimos mal e temos um sono irregular por vários dias consecutivos, a chance de os pesadelos serem mais frequentes aumentam bastante.

  • Histórias assustadoras:
    Você já teve pesadelos depois de assistir aquele filme assustador, ou ouvir uma história de arrepiar os cabelos? Pois saiba que esta é uma causa bastante comum de pesadelos, já que muitas vezes o assunto ainda está fresco em sua mente momentos antes de dormir.

Pesadelos recorrentes merecem sua atenção 

Se você tem pesadelos constantemente, é melhor buscar ajuda médica. Com o auxílio de um profissional, será possível averiguar se existem doenças ligadas aos pesadelos que impossibilitam o descanso e prejudicam sua saúde. 

Como evitar? 

  • Diminua a quantidade de cafeína durante a noite;
  • Faça atividades físicas regularmente. Ao se exercitar, seu corpo libera endorfinas que contribuem com o sono;
  • Utilize travesseiros e roupas de cama de qualidade para conquistar um sono revigorante. 

Agora que você já conhece as causas dos pesadelos, invista em soluções para que eles não apareçam. Visite o site da Altenburg e escolha os produtos que garantem uma boa noite de sono repleta de bons sonhos!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quais os melhores exercícios para o corpo e mente na terceira idade?
Você conhece o travesseiro Airflow da Altenburg?
Qual a relação entre a cafeína e o sono?
O que o nosso corpo faz enquanto dormimos?
1234