Bem viver
5
agosto

4 mitos sobre o sono que prejudicam a sua saúde

Existem algumas crenças sobre o sono que podem ser prejudiciais para sua saúde. Que tal descobrir quais são esses mitos?

Você sabia que existem alguns mitos sobre o sono que estão prejudicando diariamente a qualidade do nosso sono e a nossa saúde? Pois é, algumas dicas e recomendações encontradas facilmente em todos os lugares podem, na verdade, surtir o efeito contrário.

Um estudo publicado na revista Sleep Health apontou alguns dos mitos mais comuns e que acabam drenando a qualidade de vida e saúde das horas de sono. Será que você é vítima deles? 

  1. MENOS DE CINCO HORAS DE SONO

São inúmeros relatos de pessoas que trocam as horas de sono por tempo a mais no trabalho ou nos estudos. O problema disso é quando esse tipo de atitude é rotineira e tratada como uma história de sucesso e superação.

Não é novidade para ninguém que dormir menos de 7/8 horas por dia é totalmente prejudicial à saúde. Dentre os principais problemas, o estudo cita algumas doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. Além disso, a diminuição na expectativa de vida é muito clara.

  1. ÁLCOOL ANTES DE DORMIR MELHORA O SONO

Você provavelmente já leu ou ouviu alguém dizendo que o álcool é capaz de melhorar a qualidade do sono, certo? Seja vinho, uísque ou cerveja, o tipo não importa, pois essa afirmação é totalmente errônea.

Embora o álcool possa ajudá-lo a pegar no sono mais facilmente, durante a noite, a bebida reduz drasticamente a qualidade do seu descanso. Isso perturba especialmente o estágio de sono REM, que é importante para memória e o aprendizado. 

  1. SE VOCÊ ESTÁ LUTANDO PARA DORMIR, FIQUE NA CAMA

Sabe quando você está com problemas para dormir e luta incansavelmente para pegar no sono? Nessa situação apelamos até para a contagem de carneirinhos, né?

Pois bem, a dica principal é não continuar tentando. O grande problema aqui é que, com o passar do tempo, começamos a associar nossa cama à insônia, o que dificulta a indução do sono. Segundo o estudo, o ideal é sair da cama, mudar o ambiente e fazer algo diferente para ocupar a cabeça.

  1. APERTE O BOTÃO SONECA

Todos nós já ativamos o botão “soneca” do alarme do celular para ganhar uns minutinhos extras pela manhã, não é mesmo? Essa atitude é muito comum, mas totalmente prejudicial à qualidade do seu sono e do seu dia.

A equipe de pesquisa apontou que, quando o alarme dispara, devemos nos levantar imediatamente. Ao ativar o botão “soneca”, você induz seu corpo a dormir um pouco mais, mas este será um sono muito leve e de péssima qualidade.

E aí, quantos desses mitos do sono te pegaram nos últimos anos? São muitas as crenças que, inconscientemente, afetam a qualidade do nosso sono e da nossa saúde. Por isso, preste muita atenção no que você anda fazendo com a sua rotina de descanso e mude alguns hábitos para bem dormir, bem viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
Como se fala Altenburg – Vídeo
Confira dicas para se manter saudável no Outono
Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
1234