Bem viver
1
agosto

Por que a luz interfere na qualidade do seu sono?

A luz a que somos expostos diariamente e aquela escolhida para nosso quarto influencia diretamente na qualidade do sono. Descubra o motivo

Você deve saber que a luz tem influência direta na produção do hormônio melatonina, certo? Conhecido como hormônio do sono, a melatonina é responsável pela distinção do dia e da noite, ou seja, uma espécie de relógio biológico que avisa o nosso corpo quando precisamos acordar ou dormir.

A melatonina só é de fato sintetizada em nosso organismo quando fechamos os olhos e inibimos a entrada de luz. É neste momento que o corpo descansa e podemos recuperar o equilíbrio imunológico.

Mas, e quando há luz?

Quando dormimos em um ambiente com algum tipo de luz clara, como a luz da televisão, abajur, luz do corredor ou qualquer outra fonte, a qualidade do nosso sono é totalmente afetada.

Isso acontece porque mesmo com os olhos fechados, a luz atravessa o nosso globo ocular e prejudica o processo de produção de melatonina.

Os tipos de luz

Como já foi dito, quando há algum tipo de luz em seu quarto, por exemplo, a qualidade do sono fica prejudicada. Muito disso está atrelado ao tipo de luz a que estamos sendo expostos.

Luz azul ou branca fria

Esse tipo de luz é a mais utilizada em celulares, televisores e computadores e são as piores para a qualidade do sono. Esse tom de iluminação transmite uma informação confusa aos nossos receptores, pois eles entendem que não é hora de descansar, prejudicando o sono.

Por conta disso, para evitar que essa exposição atrapalhe a sua noite, procure ficar sem o celular, computador ou TV ao menos 30 minutos antes de dormir, para que o seu corpo comece o processo de descanso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Dicas da Chris Flores: Saiba mais sobre o câncer de mama 
Dormir na posição correta pode evitar dores na coluna. Entenda  
Você conhece a linha de banho da Altenburg?  
O que é e quão prejudicial é o bruxismo? 
1234