Bem viver
25
julho

Entenda como a sua personalidade pode estar ligada à qualidade do seu sono

A maneira como você dorme pode ter uma influência muito maior do que você imagina na sua vida

Dormir pouco ou passar tempo em excesso na cama pode estar diretamente relacionado com a sua personalidade. Entenda

Segundo estudo publicado no site ScienceDirect, alguns traços da personalidade parecem estar presentes em pessoas que vivem por mais tempo e outros em quem tem vidas mais curtas. O grande motivo disso, segundo esse estudo, é o sono.

Como já é de conhecimento geral, um sono ruim já foi associado a um risco maior de doenças cardiovasculares e problemas imunológicos. Além disso, cientistas descobriram uma associação entre a qualidade do sono e os traços de personalidade conhecidos como Big Five.

Os diferentes tipos de personalidade

O modelo chamado “Big Five” ou “Modelo dos Cinco Grandes Fatores” mede cinco traços de personalidade mais aceitos pela psicologia: neuroticismo (instabilidade emocional), extroversão, sociabilidade, escrupulosidade (autodisciplina) e abertura para novas experiências.

Essa pesquisa coletou dados de 4 mil pessoas, que responderam inúmeros questionários entre 1994 e 2006. Dez anos depois, observaram que pessoas que dormiam muito pouco ou tempo demais, tinham uma probabilidade levemente maior de ter falecido desde a coleta das informações.

O risco aumentado de morte foi de 10% para as pessoas que dormiam mais de 8 horas ou menos de 6 horas por noite.

Mas, como a personalidade entra na história?

Alguns traços de neuroticismo, por exemplo, foram associados com um sono pior e, por consequência, com o tal risco aumentado de mortalidade.

Um dos primeiros traços importantes analisados no estudo foi escrupulosidade. Ela mede a autodisciplina – e pessoas com baixa autoestima estavam dormindo menos durante a noite, e se sentindo mais cansadas durante o dia. A grande justificativa dá-se pela dificuldade dessas pessoas em estabelecer uma rotina.

Além disso, o estudo apontou que pessoas com um traço neurótico forte, muito instáveis emocionalmente, dormiam demais ou muito pouco. Esse traço é associado com preocupações constantes, o que pode tornar mais difícil que essas pessoas caiam no sono – e que levantem em horários razoáveis no dia seguinte.

O estudo ainda está sendo realizado e estima-se que, no futuro, ele irá ajudar a tornar os tratamentos de distúrbios do sono mais eficientes.                   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
Altenburg no programa A Tarde É Nossa (SCC/SBT) – Vídeo
1234