Bem viver
11
julho

Como lidar com a ansiedade durante o sono

A ansiedade noturna é causada pelos altos níveis de estresse que passamos durante o dia. Afinal, como lidar com esse problema?

A ansiedade durante o sono é uma das manifestações mais frequentes quando sofremos algum tipo de distúrbio do sono. Ela é caracterizada por preocupações e nervosismos que aparecem quando chega o momento de descansar.

Por conta disso, o medo acaba tomando conta da pessoa, fazendo com que seu sono não seja contínuo. Ela acaba dormindo e acordando de forma constante, não atingindo as fases mais profundas do sono. 

Quais as causas mais comuns da ansiedade durante o sono?

Como dissemos, a preocupação é a principal causa da ansiedade noturna. Os pensamentos sobre o futuro e o sofrimento por antecipação de acontecimentos desagradáveis nos tornam mais vulneráveis ao estresse e aos problemas para dormir.

As dificuldades para se desconectar dos problemas ao deitar, o excesso de trabalho durante o dia e os problemas emocionais são as principais causas da preocupação e, portanto, da ansiedade noturna.

É possível evitar insônia por ansiedade?

É muito comum que pessoas que sofrem deste tipo de alteração do sono procurem substâncias e medicamentos capazes de induzir o sono, certo? Porém, a maioria dos casos de ansiedade noturna pode ser tratada por meio de uma série de cuidados.

A ansiedade está ligada com o que fazemos, pensamos e sentimos. Dependendo de como gerenciamos esses três aspectos durante os momentos anteriores ao sono, estaremos mais tranquilos ou mais nervosos.

Por isso, é preciso haver uma mudança nos hábitos que temos antes de dormir.

Mantenha os horários constantes

A ansiedade e a insônia também podem ocorrer por falta de um horário definido. Dormir todos os dias no mesmo horário, com uma diferença de no máximo 30 minutos, regula os nossos ritmos circadianos, permitindo um sono natural e de qualidade.

Crie uma atmosfera agradável antes de dormir

É preciso cuidar do espaço no qual dormimos. Um travesseiro confortável, um edredom quentinho, a temperatura correta e um cheiro agradável são fatores que podem determinar a qualidade do sono. Caso contrário, podemos acordar no meio da noite e não conseguir dormir mais.

Pratique exercícios de relaxamento

Fazer exercícios de relaxamento tem um efeito positivo quando se trata de combater ansiedade, estresse ou insônia.

Respire profundamente

Este exercício permitirá concentrar a atenção na própria respiração, evitando qualquer pensamento que possa nos deixar nervosos e que nos impeça de dormir.

– Respire profundamente através do diafragma, direcionando a sua atenção para o movimento do ar que entra e sai.

– Solte o ar lentamente através da boca e, em cada inspiração, repita mentalmente uma palavra ou frase como “estou tranquilo” e “calma”. Ao mesmo tempo, imagine uma paisagem ou uma imagem mental que transmita calma e serenidade.

– Não tente atrair o sono diretamente com pensamentos que façam alusão ao sono. Procure relaxar, não dormir. Se você relaxar, o sono o invadirá.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar em momentos difíceis da insônia. Por isso, mantenha calma, lembre-se desse texto e faça o seu melhor para mandar a ansiedade embora e conseguir relaxar.

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