Bem viver
17
junho

Dicas da Chris Flores para ajudar seu filho a dormir bem

A criança precisa ter uma rotina e nós temos que treinar desde bebê  para que ela possa ter qualidade de sono

Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vou falar de um tema que eu particularmente adoro muito: o sono dos filhos! Ajudar nossos filhos a dormir bem é uma obrigação nossa como mamães e papais e, por isso, essa tarefa deve começar cedo.

Logo na primeira noite em que o pequeno passa em casa, precisamos começar a adaptar uma rotina de sono. O dia a dia  de uma mãe de bebê recém-nascido é duro e ninguém conta para gente todas as dificuldades que teremos pela frente.

A mamãe também precisa dormir bem

A primeira dica para que todo o processo seja feito de forma correta é cuidar de você, mamãe. Sem uma boa noite de sono ou momentos de descanso com qualidade, você não estará disposta para cuidar do seu pequeno.

Além disso, como sabemos, o leite materno é fundamental para o desenvolvimento da criança. Ele é o alimento exclusivo do bebê e auxilia no fortalecimento, na criação de anticorpos e na saúde do recém-nascido. Sem um descanso mínimo, a produção de leite pode ficar comprometida. Por isso, o primeiro passo é cuidar de você!

O ambiente do sono

A criança precisa ter um espaço dela de sono, seja um quarto próprio ou um espaço dentro do quarto dos pais. Esse cantinho é essencial para criar a sensação de relaxamento e proporcionar boas noites de sono.

Embora a cama dos pais seja confortável, gostosa e com o cheirinho de pai e mãe, para o bebê, ela não é tão confortável assim, além de ser insegura. Por isso, é importante cuidar para que ele tenha um espacinho próprio para dormir, um local seguro e que proporcione um soninho tranquilo.

Tenha paciência

Nem sempre deixar o bebê dormindo sozinho é uma tarefa fácil, né, mamães? Eles são inteligentes e sabem que o colo de pai e mãe são ótimos lugares para dormir. Porém, é preciso criar essa rotina e deixá-los dormirem sozinhos. Mas, para isso, a paciência precisa estar em primeiro lugar.

Excluindo as possibilidades de fralda suja, fome ou problemas de saúde e, admitindo que seja somente manha, é preciso fazer com que ele entenda que ali é o lugar dele.

Procure deixar o ambiente mais tranquilo e acalme o bebê em caso de choro constante. Evite ficar retirando ele do berço, faça-o perceber que está tudo bem e que você ficará lá com ele.

Seja firme!

Evite ficar em contato direto com o bebê enquanto ele dorme. É muito comum que as mamães de primeira viagem fiquem encostando no bebê durante o soninho. Isso é prejudicial ao sono dele e também interfere em sua tranquilidade como mãe. Observar de longe e evitar esse contato frequente proporciona um sono mais profundo da criança.

Além disso, seu filho não sabe diferenciar o dia da noite e, por isso, cabe aos pais serem firmes e criarem essa rotina de descanso. É preciso estabelecer um passo a passo antes do sono para que isso aconteça todos os dias.

Nessa rotina, inclusive, você pode incluir o banho morninho antes do sono, a troca de roupa, a musiquinha ambiente, a hora de mamar e o colo de mãe. Esse momento é ótimo na  relação entre mãe e filho, além de fortalecer os laços, você cria um ritual gostoso entre ambos.

Do berço para a cama

Quando a criança está crescendo, é natural que ocorra o momento de troca de berço para a cama. É preciso que os pais acompanhem todo esse ritual, pois é a hora que a criança se sente importante por ter uma cama só para ela e do jeito que imaginou.

Os filhos adoram escolher a roupa de cama, o jogo de lençol, o edredom. Quanto mais lúdico e mexer com o imaginário das crianças, melhor. A partir desse momento, a criança começa ter a sensação de pertencimento naquele  espaço, levando brinquedos, caderno de pintar e dorme mais tranquila.

O ritual de arrumar a cama da criança também faz com que ela tenha mais apreço pelo lugar e sinta-se confortável em descansar, brincar e se divertir naquele ambiente.

Que tal levar seu filho a uma loja Altenburg? São inúmeras opções da Linha Kids que você pode comprar juntinho com ele. Com certeza ele vai se apaixonar por esse momento e ainda dará mais valor para as noites de sono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Dicas da Chris Flores: Saiba mais sobre o câncer de mama 
Dormir na posição correta pode evitar dores na coluna. Entenda  
Você conhece a linha de banho da Altenburg?  
O que é e quão prejudicial é o bruxismo? 
1234