Bem viver
11
junho

Acorda cansado? Entenda os motivos

Se você acorda cansado, saiba que existem alguns motivos que podem estar minando a qualidade do seu sono.

Sabe aquela sensação de corpo cansado logo após acordar? Pois é, ela é incômoda e pode trazer inúmeros malefícios para um dia que acabou de começar. É claro que a falta de boas horas de sono é a principal causa de cansaço excessivo. Entretanto, existem outras justificativas por essa sensação desgastante.

Durante o nosso dia a dia, uma série de fatores influenciam diretamente na forma como iremos descansar no período da noite. Dentre eles, podemos citar a alimentação, falta de rotina, estresse demasiado, pouco cuidado com o corpo e muito mais. Que tal entender como isso acontece?

Acorda cansado? Tome cuidado com o seu dia a dia!

Uma das primeiras atitudes que precisamos prestar atenção é em nosso horário de dormir. Nosso corpo precisa de rotina e variar o momento e as horas de descanso é péssimo para sua saúde e para a qualidade do seu sono.

O ideal é dormir e acordar sempre por volta do mesmo horário, inclusive aos finais de semana, pois assim você consegue manter seu relógio interno de sono regulado.

Como anda sua alimentação?

É preciso tomar muito cuidado com o exagero no prato durante as refeições, principalmente à noite. Procure evitar quantidades exorbitantes, assim como massas, frituras e carboidrato em excesso.

Além disso, evite a ingestão de álcool e estimulantes, como a cafeína, que interferem na qualidade do seu sono, pois causam dificuldade para iniciar o sono ou o deixam fragmentado.

Anda muito estressado?

Reunião, e-mails, trânsito, trabalho acumulado, obrigações atrasadas, cuidar da casa, dos filhos, do corpo… Tudo isso está cada vez mais comum em nosso dia a dia e, por isso, o estresse é ainda mais frequente em nossa sociedade.

A rotina de estresse aumenta a produção de cortisol e adrenalina. Em excesso, essas substâncias prejudicam o sono e atrapalham a recuperação do nível de energia do organismo.

Dessa forma, acabamos não conseguindo desligar o corpo, devido ao excesso de atividades e de preocupações diárias. Por isso, é preciso desenvolver hábitos que ajudam a relaxar, para que o estresse não afete sua saúde.

Deixou os exercícios de lado?

Você sabia que as atividades físicas podem ajudar você a acordar menos cansado? Embora pareça contraditório, visto que as atividades geram cansaço, a longo prazo, o efeito é o inverso.

Os exercícios regulam e estimulam a produção de vários hormônios no organismo – como a testosterona – que fazem com que você tenha mais disposição, durma bem, sinta-se animado e alivie o estresse.

Esses são alguns dos principais motivos que fazem você acordar cansado. São fatores externos que atrapalham a qualidade do seu sono e drenam a sua energia. Contudo, é preciso pensar também no ambiente interno.

Procure trocar, de maneira frequente, a roupa de cama, deixando o quarto sempre limpo e confortável. Além disso, em dias frios, você deve optar por um edredom quentinho para que nada te acorde durante a noite. Não se esqueça dos travesseiros sempre macios, confortáveis e de acordo com o seu jeito de dormir.

Tendo esses cuidados com a sua rotina, você certamente deixará de acordar cansado e terá dias mais proveitosos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quais os melhores exercícios para o corpo e mente na terceira idade?
Você conhece o travesseiro Airflow da Altenburg?
Qual a relação entre a cafeína e o sono?
O que o nosso corpo faz enquanto dormimos?
1234