Bem viver
3
junho

A partir de quando a criança deve tomar banho sozinha?

Deixar a criança tomar banho sozinha é um passo importante para o desenvolvimento e a autonomia dos seus filhos

Um dos momentos mais prazerosos de todo papai e toda mamãe é dar banho no seu recém-nascido, e continuar esse processo durante os primeiros anos de vida da criança costuma ser um hábito prazeroso. Porém, ao passo que o pequeno vai crescendo, é preciso que esse momento seja cortado e a criança passe a tomar banho sozinha.

Embora isso seja algo difícil de ser feito, devido ao laço que os pais e as crianças criam ao longo do tempo, é algo que precisa ser feito. Contudo, o momento certo que isso deve ocorrer sempre levanta dúvidas em inúmeras famílias.

Quando a criança precisa tomar banho sozinha?

É importante que os pais supervisionem o banho da criança desde o instante em que ela consiga fazer os movimentos sozinha. Em geral, esse treinamento ocorre entre 5 e os 6 anos.

Essa ajuda não deve demorar tanto, pois o ideal é que, aos 7 anos, a criança já seja capaz de tomar banho sozinha e fazer sua higiene com autonomia. Uma dica importante é ficar por perto no início, mas sem tirar a autoridade do pequeno nesse momento.

É preciso que esse auxílio seja repetido algumas vezes até que a criança esteja pronta para ter consciência total na hora do banho.

Não pule etapas!

É importante que você não tente pular nenhuma etapa da preparação desse momento. A criança não aprenderá a tomar banho sozinha de um dia para o outro e você precisa dar o exemplo.

Conferir se tudo está de acordo logo após a criança indicar que acabou o banho é a melhor forma de garantir que não haja nenhum problema futuro.

Não fique impaciente caso seu filho tenha dificuldades no começo. Lembre-se que se trata de algo novo e o hábito demora um pouco para se tornar natural. Por isso, explique de diversas maneiras e quantas vezes forem necessárias.

Torne o banho mais divertido!

Quando a criança está nesta fase de começar a realizar alguns processos do cotidiano de forma autônoma, é muito importante incluí-la em outras tomadas de decisões.

Levar a criança para escolher seu jogo de toalhas, por exemplo, é uma forma de estimular esse aprendizado e também mexer com o lúdico e ao mesmo tempo com a responsabilidade do pequeno.

Pensando nisso, a Altenburg possui em sua Linha Kids uma coleção especial de jogo de toalhas com estampas diferentes, bonitas e divertidas, sem falar na qualidade do produto que ajuda a criança a ter um momento pós-banho ainda melhor.

Que tal conhecer todos os nossos modelos? Acesse o site e confira tudo o que o seu pequeno pode encontrar em uma loja Altenburg. Aproveite! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
Altenburg no programa A Tarde É Nossa (SCC/SBT) – Vídeo
Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
1234