Bem viver
30
maio

Quantas horas de sono por noite são necessárias?

Ter boas horas de sono é essencial para um dia mais ativo e produtivo

Você já parou para pensar quantas horas tem dormido nos últimos dias? Geralmente, costumamos ter um tempo de sono muito inferior ao que nosso corpo necessita para recuperar as energias e manter-se ativo.

Por conta disso, é comum vermos pessoas cada vez mais cansadas, com problemas como falta de concentração, depressão e ansiedade. Dessa forma, quanto menos dormimos, mais serão as chances de desenvolvermos problemas relacionados à nossa saúde e nosso bem-estar.

Quantas horas de sono devo ter?

Segundo dados da National Sleep Foundation dos Estados Unidos, as recomendações de tempo de sono variam de acordo com a faixa etária. A pesquisa revisou dados de 320 estudos visando atualizar a recomendação necessária de horas de sono visando proporcionar mais saúde em todas as idades.

Bebês e recém-nascidos

De acordo com a pesquisa norte-americana, os recém-nascidos precisam dormir de 14 a 17 horas por dia. Já os bebês de quatro a onze meses, a necessidade passou a ser de 12 a 15 horas; antes, o mínimo recomendado era de 14 horas.

Crianças

À medida que a idade vai aumentando, a necessidade de tempo diminui, mas isso não significa que a noite de sono se torna menos importante.

Crianças de 1 a 5 anos precisam de 10 a 14 horas de sono. Já dos 6 aos 13, o tempo cai para de 9 a 11 horas. E os adolescentes, de 14 a 17 anos, devem dormir de 8 a 9 horas por noite para manter a saúde em dia, de acordo com os especialistas.

Adultos e idosos

Com um ritmo de atividades muito mais acelerada do que o natural, os adultos costumam ter menos tempo de sono. Em geral, o recomendado para pessoas na faixa etária de 18 a 64 anos é de 7 a 9 horas de sono diariamente.

Da mesma forma, os idosos precisam de 7 a 8 horas de sono para que o corpo possa descansar de forma adequada para evitar problemas e complicações futuras.

Agora que você já sabe quanto tempo deve dedicar ao seu sono, de acordo com a sua faixa etária, fique atento à sua rotina e não deixe de descansar por motivos banais. Afinal, sua saúde precisa estar em primeiro lugar para que você possa viver bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quais os melhores exercícios para o corpo e mente na terceira idade?
Você conhece o travesseiro Airflow da Altenburg?
Qual a relação entre a cafeína e o sono?
O que o nosso corpo faz enquanto dormimos?
1234