Bem viver
16
maio

7 técnicas para dormir melhor

Dormir bem tem sido um problema recorrente nos últimos anos. Afinal, existem técnicas para dormir melhor? Entenda!

Como tem sido suas últimas noites de sono? Nos últimos anos, não raras são as pessoas que reclamam que a qualidade do sono tem diminuído consideravelmente. São vários os motivos: falta de atividade física, estudos acumulados, tarefas do trabalho, problemas pessoais e muitas outras causas que influenciam diretamente na hora de dormir.

O resultado disso é claro: cansaço, mau humor, dificuldade de concentração, estresse, dor de cabeça e tantos outros sinais que a falta de uma boa noite de sono pode trazer.

Como dormir melhor?

Apesar da solução parecer algo distante, é possível aplicar algumas técnicas simples na rotina que antecede o sono para que o descanso seja pleno e revigorante.

01. Não abuse da alimentação

Evite refeições pesadas como: massas, frituras, carboidratos e doces antes de dormir. O processo de digestão desses alimentos costuma demorar bastante e pode interferir para você alcançar o estado de sono profundo.

Prefira alimentos mais leves como: carnes brancas, saladas, opções integrais e fibras.

02. Crie um ambiente relaxante

Um dos maiores erros que prejudicam a qualidade do sono é chegar em casa depois de um dia agitado, tomar um banho e dormir. Ao fazer isso, você não dá espaço ao seu corpo para que ele se acostume com todo esse processo, o que irá interferir diretamente no estado do seu sono.

Procure tomar um banho relaxante, ouvir uma música calma, ler um livro, diminuir as luzes e ter calma antes de dormir. Esse processo simples auxilia seu cérebro a entrar no estado de transe e conseguir assimilar que é a hora de descansar.

03. Evite os eletrônicos

Deixe os celulares, tablets, televisão, computador e o que mais for atrapalhar a qualidade do seu sono da porta do quarto para fora. Ao utilizar esses equipamentos de forma intensa antes de dormir, seu cérebro não desligará tão cedo.

Procure parar de utilizar os eletrônicos ao menos 30 minutos antes de dormir.

04. Já pensou em cortinas?

Ter uma cortina de boa qualidade é muito importante para criar um quarto escurinho! A iluminação está diretamente relacionada com o sono e, ao proporcionar um ambiente mais escuro, você acaba ajudando o cérebro a desligar mais facilmente.

Quando isso não acontece, algumas luzes externas podem intervir diretamente no seu estado de descanso.

05. Invista em bons equipamentos

É preciso que o seu quarto seja o seu cantinho de descanso. Por isso, um bom colchão, uma roupa de cama perfeita, com edredom confortável e um travesseiro de qualidade podem ajudar a melhorar todo o conforto do ambiente.

06. Deixe os problemas para fora da cama

Um dos grandes problemas para quem quer dormir bem são os tormentos psicológicos. Evite fazer uma revisão geral do seu dia no momento em que deitar na cama, especialmente recordando das maiores dificuldades que você teve no dia anterior ou que terá que enfrentar no dia seguinte.

Se houver algo te incomodando, faça anotações e se organize para que no dia seguinte você possa resolver esses problemas.

07. Perfume o ambiente

Não há nada mais gostoso do que chegar em seu lugar de dormir e ter a sensação de conforto e aconchego. Uma das formas de conseguir isso é por meio dos cheiros.

Perfumar o ambiente com essências de lavanda e camomila, por exemplo, é uma forma de acostumar o corpo com o momento que será vivenciado, ou seja, a noite de sono.

Vamos tentar essas dicas para conseguir dormir melhor? Elas são simples, rápidas e muito fáceis de serem aplicadas no dia a dia. Por isso, aproveite para fazer com que elas tornem-se mais presentes no seu cotidiano.

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