Bem viver
30
abril

É possível recuperar noites mal dormidas?

Depois de vários dias sem descanso, tem como recuperar o sono perdido? A resposta vai te surpreender!

Como estão suas noites de sono? Provavelmente não muito boas, visto que, segundo a empresa de tecnologia Royal Philips, cerca de 36% dos brasileiros reclamam de insônia recorrente.

O motivo disso, embora varie bastante, está diretamente relacionado a uma rotina pesada, cansativa e desgastante. De acordo com a mesma pesquisa, os aspectos mais apontados são: ansiedade, estresse, local inadequado para dormir e cronograma escolar ou profissional, além de problemas de saúde.

Além disso, a distração com entretenimento como televisão, filmes e redes sociais, atrapalham o sono de cerca de 35% da população.

Devo repor o sono no fim de semana?

É comum que muitas pessoas façam uma espécie de reposição das horas de sono durante os finais de semana. Se você já fez isso, temos uma má notícia que vai te impactar.

Segundo um estudo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, “hibernar” nos finais de semana não compensa a falta de sono nos dias úteis, de acordo com alguns indicadores de saúde.

A pesquisa aponta que pessoas que dormem por cinco ou menos horas por dia tendem a comer mais durante a noite, ganhar mais peso e adquirir resistência à insulina. Além disso, o relógio biológico também é afetado, visto que é comum ficarem acordados até mais tarde no domingo, mesmo tendo horário muito cedo na segunda-feira.

Por conta disso, a resposta é clara: recuperar o sono no final de semana não é recomendado! É preciso equilibrar as horas dormidas durante a semana, mesmo com a correria do dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quais os melhores exercícios para o corpo e mente na terceira idade?
Você conhece o travesseiro Airflow da Altenburg?
Qual a relação entre a cafeína e o sono?
O que o nosso corpo faz enquanto dormimos?
1234