Bem viver
11
abril

Como higienizar travesseiros?

Limpar o seu travesseiro pode não ser uma tarefa simples, mas não é impossível. Entenda

Existem inúmeros tipos de materiais que os travesseiros são feitos. O viscoelástico, por exemplo, é um material durável, muito resistente e confortável. Ele pode ser utilizado na produção de inúmeros objetos como colchões, estofados e claro, os travesseiros. Além deles, os de fibra e poliéster também são frequentes nas noites de sono.

Antes de mais nada, é preciso entender que higienizar travesseiros não é uma tarefa tão simples. Por exemplo, o viscoelástico geralmente não pode ser molhado ou exposto ao sol. Já os de fibra e poliéster, embora possuam uma lavagem mais fácil, necessitam de algumas técnicas e cuidados redobrados para não estragar o produto.

Por conta disso, é comum que a higienização seja um pouco mais complicada do que o normal. Dessa forma, identificar o tipo de revestimento do travesseiro que temos em casa auxilia no processo de limpeza.

Quais as formas de higienizar travesseiros?

Cada categoria diferente de travesseiro possui sua própria maneira mais indicada para realizar a lavagem, como látex, fibras, poliéster e viscoelástico. Este último, aliás, é um dos tipos mais em alta ultimamente.   

Para identificar de que tipo de viscoelástico seu travesseiro é feito, é preciso consultar a etiqueta e a embalagem do produto. Além de indicar o tipo do material, essas informações auxiliam a entender se o travesseiro é lavável e qual o melhor método de limpeza e secagem.

Caso você tenha dúvidas de todos os processos, nós iremos te ajudar com algumas dicas.

Limpeza a seco

O travesseiro de viscoelástico possui uma lavagem mais específica e deve ser necessariamente a seco. Este material é feito à base de látex e não pode jamais ser lavado em máquinas ou imerso em água. Por isso, existem alguns truques que podem auxiliar neste momento.

Misture uma pequena quantidade de água fria com um pouco de sabão neutro em um recipiente. Com um pedaço de algodão ou uma toalha, mergulhe na mistura.

Retire o excesso de umidade e inicie a limpeza com cuidado esfregando a superfície do travesseiro, sempre começando a partir do lado de fora da mancha.

Para finalizar, utilize um pano seco para remover o máximo de umidade possível. Em seguida, coloque o travesseiro em uma área com uma boa circulação de ar e espere a peça secar completamente.

Lavar na máquina

Vale ressaltar novamente que não são todos os travesseiros que podem ser realmente lavados na máquina. A etiqueta do produto ajudará a entender se esse é o processo correto. Os de poliéster e fibra, por exemplo, podem ir à máquina.

O mais indicado nesses casos é levar dois travesseiros juntos à máquina. Isso será fundamental para ajudar a equilibrar a força da lavadora uniformemente. Além disso, mude o programa de lavagens para roupas delicadas.

Feito isso, adicione a quantidade desejada de detergente neutro ou sabão para roupas delicadas. Não se esqueça de utilizar o suficiente para formar pouca espuma.

Ao término da lavagem, verifique se todo o sabão foi removido. Caso reste dúvidas, faça um ciclo de lavagem somente com água. Após a finalização, seque as peças de acordo com a etiqueta, mas sempre longe da luz direta do sol.

Lavar à mão

Para lavar à mão, o primeiro passo é colocar seu travesseiro em um recipiente com água morna. É importante que o produto fique totalmente submerso, com um pouco de sabão neutro ou detergente para roupas suaves.

Em seguida, pegue um pano limpo e macio e faça movimentos circulares com o travesseiro ainda submerso. Ao terminar, você precisará secá-lo muito bem. Deixo-o na horizontal, em um local livre de umidade até que seque completamente. Os travesseiros de poliéster e fibra são exemplos clássicos desse tipo de lavagem.

Os travesseiros da Altenburg são feitos especialmente para o seu conforto! São algumas opções para te acompanhar durante suas noites de sono e com fáceis formas de lavagem.

Uma dessas formas é a utilização do uso de protetores de travesseiros.

Eles facilitam na hora da manutenção, pois podem ser lavados sem precisar lavar o travesseiro, algo que aumenta a vida útil do produto. Além disso, a Altenburg possui protetores de travesseiros antialérgicos e que repelem líquidos. Acesse nosso site e confira!

Page with Comments

  1. Boa noite eu comprei travesseiros são 100 % algodão e 100% poliuretano então lavo a seco na máquina não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
Como se fala Altenburg – Vídeo
Confira dicas para se manter saudável no Outono
Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
1234