Bem viver
31
outubro

Como ajudar seu filho a ter uma boa noite de sono

Proporcionar uma noite tranquila para o seu filho é uma das tarefas mais difíceis para os pais. Saiba o que fazer.

Quando nossos filhos começam a dormir sozinhos em seus quartos, é muito normal que no meio da noite eles acordem e vão direto para a cama dos pais. Se isso acontecer com frequência, pode acabar prejudicando, e muito, a rotina de sono – tanto da criança, quanto dos pais.

Sabemos que essa é uma tarefa muito difícil e que, se não for executada da maneira correta, pode gerar problemas. Saiba o que fazer:

Estabeleça uma rotina

Ao estabelecer uma rotina de ir para cama, a criança começa a entender que, a partir do momento em que aquele ritual começar, ela estará se preparando para dormir. Atividades como tomar um banho morno, escovar os dentes, colocar pijama e ler uma boa história são hábitos regulares que ajudam a deixar os pequenos mais seguros sobre o fato de estarem indo para cama.

Evite sua presença em cena

Quando ficamos muito tempo com os filhos no processo de dormir, como deitar com ele na cama ou interagir tentando induzi-lo a dormir, isso pode gerar uma dependência prejudicial. Mantenha distância da cama todas as noites até a criança cair no sono, assim ele reduz a dependência de você.

Caso vocês estabelecerem um ritual de ler livros, por exemplo, faça isso sentado em uma cadeira distante da cama.

Elimine distrações

Procure evitar que, dentro do quarto do seu filho, ele tenha fácil acesso à televisão, a computadores, videogames e outros aparelhos eletrônicos que possam criar uma distração no momento de dormir. Ao eliminar esse tipo de dispersão, você cria um ambiente que induz ao sono.

Por isso, deixe essas tecnologias na sala ou em um ambiente ao qual a criança não tenha acesso durante a noite. No dormitório, deixe somente coisas simples a fim de criar um ambiente aconchegante para um sono tranquilo.

Faça com que ele se sinta seguro

As crianças tendem a acordar no meio da noite com medo de monstros escondidos debaixo da cama ou fantasmas assombrando o quarto. Isso faz com que eles fiquem com os olhos arregalados com medo de dormir ao invés de estarem em um sono tranquilo.

Nesse momento, é importante você não brigar com seu filho nem nada do tipo. Entretanto, caso ele acorde no meio da noite ou sinta medo dormir, você deve facilitar essa transição de volta para o sono, contando uma história divertida e brincando com animais de pelúcia e seus cobertores, fazendo-o mudar o foco dos pensamentos.

Agora que você já sabe como proporcionar uma noite de sono tranquila para o seu filho, não deixe que nada atrapalhe esse momento. Apesar da tarefa ser um tanto difícil, com o passar do tempo ele irá perceber que uma boa noite de sono significa uma vida mais feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


5 dicas para aproveitar a Páscoa
Saiba como dobrar lençol de elástico
Confira como foi o lançamento da nova loja Altenburg
Conheça a coleção de inverno da Altenburg
1234