Bem viver
19
outubro

Cientistas descobrem que dormir pouco faz o cérebro se autodestruir

Dormir bem é fundamental e disso ninguém tem dúvida. Mas novos malefícios da falta de descanso não param de ser descobertos pelos cientistas. Uma equipe da Universidade Politécnica de Marche, na Itália, concluiu que a falta de sono faz com que o cérebro destrua sinapses e partes saudáveis dele mesmo.

De acordo com a equipe, já se sabia que era normal e benéfico que, durante o sono, o cérebro fizesse uma “limpeza” e destruísse sinapses desnecessárias. O que não se imaginava é que, com a privação do sono, ele fizesse um processo similar com o que é necessário para o nosso dia.

O problema é que dormir depois para “recuperar as horas de descanso” não adianta: o que foi destruído não será recomposto.
Embora o estudo ainda esteja em fase inicial, testado apenas em ratos, se comprovado pode explicar, por exemplo, o crescimento no número de pessoas diagnosticadas com Alzheimer, que aumentou 50% desde 1999. Isso porque, se o cérebro se auto deteriorar como prevê a pesquisa e de uma forma muito similar à doença, dormir bem será uma ação de prevenção cada vez mais importante.

Mais informações sobre o sono

Se você se interessa por informações sobre o sono ou quer começar a saber mais, veja alguns temas que já falamos aqui no blog sobre esse assunto:

Cinco impactos negativos da falta de sono no seu organismo
O que é indispensável para dormir bem
Os distúrbios de sono mais comuns e como tratá-los
Como travesseiros tecnológicos podem melhorar seu sono
Dormir bem pode mudar a sua vida, entenda porquê
Problemas para dormir no verão: ajustes que podem ajudar a melhorar o sono
Como escolher o travesseiro ideal

O mais importante de tudo é que você entenda que o sono é fundamental para a sua qualidade de vida. Informe-se e busque saber de que forma ele pode contribuir para que você viva melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
Altenburg no programa A Tarde É Nossa (SCC/SBT) – Vídeo
1234