Bem viver
5
setembro

Como escolher o travesseiro ideal

Ele é essencial para dormir bem e é por isso que muita gente se pergunta como escolher o travesseiro ideal. A missão é não fácil, mas com algumas dicas é possível chegar bem perto do produto que é perfeito para o seu sono.
Antes de mais nada, é preciso entender porque escolher o travesseiro certo é tão importante.

Você sabia, por exemplo, que ter uma boa noite de sono não é bom apenas para a mente, mas também para o corpo? Pesquisas apontam que quem dorme mal pode sofrer vários impactos na saúde. Entre eles está a potencialização de inflamações, a queda na imunidade e ainda mais dificuldade no controle da diabetes.

Enquanto isso, dormir bem reduz a ansiedade, melhora a disposição, faz uma verdadeira limpeza no nosso cérebro entre várias outras coisas. Isso sem contar na deliciosa sensação de acordar descansado e pronto para aproveitar mais um dia, não é mesmo?

Como escolher o travesseiro ideal

Vamos ao passo a passo. É importante que você saiba que não existe uma fórmula mágica para encontrar o travesseiro certo. Muitas vezes, uma variação na matéria-prima ou na consistência do produto pode fazer a diferença durante o uso. De qualquer forma, temos certeza que vamos ajudá-lo a entender como escolher o travesseiro.

São, basicamente, dois critérios essenciais: a posição que você dorme e o suporte que você gosta.

Muita gente responde “não sei” para estas perguntas. Afinal de contas, existem aqueles que se se movimentam muito durante o sono. Um truque básico para saber a resposta é observar por alguns dias como você está quando desperta. Provavelmente, esta foi a posição que fez com que você se mantivesse relaxado ao ponto de dormir.

Para escolher o travesseiro ideal, essa informação é muito importante. Isso porque é a partir dela que a Altenburg divide a sua linha de produtos. E a ergonomia explica essa categorização.

Posições de dormir e suporte

Quem dorme de lado tem o melhor posicionamento da coluna durante o sono. As vértebras ficam alinhadas e a coluna cervical, perfeitamente encaixada no travesseiro. Ao dormir nesta posição e escolher o travesseiro ideal, você provavelmente vai atingir o ápice do descanso.

Neste caso, os travesseiros são mais estruturados para ocuparem o espaço entre a cabeça e o ombro, deixando as costas relaxadas. Alguns, como no caso dos itens de viscoelástico para quem dorme de lado, têm até um espaço exato onde encaixar a cabeça. Neste link você encontra alguns modelos.

Ainda para quem dorme de lado, há várias possibilidades de suporte. Há aqueles que gostam de itens mais macios, outros preferem travesseiros mais firmes. Para optar pelo melhor pra você, é importante que avalie os itens que já teve e com qual teve a melhor experiência de sono.

Se você faz parte do time que dorme de costas ou “de barriga pra cima” precisa escolher um travesseiro menos estruturado, já que o espaço que precisa ser ocupado para deixar a coluna confortável é menor. Para reduzir os danos pela postura, uma dica é colocar um travesseiro abaixo dos joelhos. Assim, a pressão na lombar diminui e a chance de uma boa noite de sono é maior.

Em relação ao suporte, esses travesseiros geralmente são mais macios. Nesta linha, além de diferentes matérias-primas, ainda é possível contar com a tecnologia para neutralização da energia eletrostática acumulada durante o dia.

Por fim, se você dorme de bruços, saiba já de início que esta é a posição menos indicada. Isso porque não há uma postura em que a coluna fique alinhada quando se está de barriga para baixo. Ela é mais propensa a dores na região cervical, ombros e pescoço.

Mas se, mesmo assim, esta é a única posição que te deixa confortável para dormir, opte por travesseiros ultramacios. Eles não impactam tanto no ângulo da cabeça em relação ao corpo e podem te ajudar a dormir melhor.

É possível mudar a posição de dormir?

Agora você sabe que, se dorme de costas ou de bruços, isso pode estar impedindo o seu descanso. Alterar a posição em que você passa a maior parte da noite é possível. Uma prova disso são as mães: depois de um determinado período da gestação, as mulheres só conseguem dormir de lado. Mesmo quando o bebê nasce, muitas delas acabam adotando essa postura para a vida.

Uma dica simples para quem quer começar a se posicionar de lado é o uso do body pillow, ou travesseiro de corpo. Ao se posicionar de lado, você pode colocar o acessório no meio das pernas e abraçá-lo para dormir. Assim, em qualquer tentativa de movimentação, você sentirá que há uma barreira e vai tentar se ajustar de lado para seguir dormindo.

como escolher o travesseiro

Conservar é fundamental

Depois de entender como escolher o travesseiro ideal, é importante saber como conservar o seu. Você já deve ter ouvido que esse acessório tem prazo de validade de dois anos. Depois deste período, mais da metade do peso do travesseiro é composto de ácaros e bactérias (veja aqui como lembrar de trocar).

Mas, sem os cuidados básicos, esse tempo pode ser bastante reduzido. Isso porque cada item precisa de observação e manutenção de acordo com vários fatores.

Por exemplo, o travesseiro só deve ser lavado se, na etiqueta, o fabricante indicar esse procedimento. Isso porque, dependendo da matéria-prima, lavar pode danificar irremediavelmente a peça.

Outro item importante é a colocação da peça ao sol. Embora muitas vezes se fale sobre arejar o travesseiro, especialistas já apontaram que deixar o item no sol só aumenta a proliferação de ácaros e bactérias. Isso porque o calor é um dos fatores fundamentais para que eles se multipliquem.

Fique atento às dicas do fabricante na etiqueta e observe sempre. Quando seu travesseiro começar a apresentar manchas amareladas ou você sentir dores nas costas, pode estar na hora da substituição.

Lembre-se: dormir bem é uma soma de fatores

Escolher o travesseiro ideal é uma das etapas mais importantes para conquistar uma boa noite de sono. Mas não é a única. Outros fatores podem prejudicar o seu descanso. Entre elas, estão o uso constante de aparelhos eletrônicos antes de dormir, a ingestão de alimentos e bebidas com cafeína depois de um determinado horário e até a temperatura do seu quarto.

Fique atento a todos esses sinais e, caso ainda assim esteja acordando cansado ou com dores nas costas, procure um especialista.

Bem viver é uma consequência do bem dormir. Conte com a Altenburg para noites de sono cada vez melhores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Yoga e meditação: porque se fala tanto delas?
Deixe a casa no clima da primavera
É tempo de cobre-leito!
Hoje é dia de agradecer a você!
1234