Bem viver
5
junho

Quatro formas de ajudar o meio ambiente sem sair de casa

Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente. E aqui na Altenburg este é um assunto sério! Temos iniciativas para minimizar impactos da produção em todas as áreas e reutilização de vários recursos e matérias-primas.

Mas a gente quer que essa consciência chegue também na sua casa. Porque nós acreditamos que se todo mundo fizer um pouco, vamos conseguir mudar muito a questão ambiental em todos os âmbitos.

Olha só quatro coisas muito simples que você pode fazer em casa e que trazem um grande impacto para o meio ambiente!

Redução dos descartáveis

Cerca de 98% dos produtos que consumimos vêm em embalagens. E elas geralmente são descartadas rapidamente e não são reaproveitáveis. Uma caixa de ovos, o saquinho do macarrão ou o litro do refrigerante. Tudo serve apenas para que o produto chegue até a sua casa. Isso sem contar os saquinhos para frutas e as sacolas descartáveis.

E a gente nem se dá conta em quanto lixo gera. Quer um exemplo? Canudinhos. Você pega e usa por cinco minutos, gerando um resíduo que demora décadas para se decompor.

Temos certeza que pequenas atitudes como levar as frutas diretamente na cestinha ou evitar canudinhos em casa e nos restaurantes estão ao seu alcance e de toda a sua família.

O lixo está até em itens simples, como canudinho

Economize água

Muita gente se deixa enganar pela imagem do globo terrestre, que é composto de dois terços de água. Isso está longe de dizer que esse precioso bem não pode acabar, viu? De todo esse total, só 3% é potável. Deste pequeno índice, 12% está no Brasil.

Então, é fundamental que a consciência esteja em cada gota de água. Torneiras pingando, vazamentos em mangueiras e água correndo sem necessidade no vaso sanitário são alguns dos problemas invisíveis que causam um grande impacto.

Banhos curtos, torneiras fechadas na hora de escovar os dentes e outras atitudes simples também são essenciais.

Poupe energia

Além da conta – está cada vez mais cara, né? – a economia de energia tem reflexos diretos também no meio ambiente. De acordo com especialistas, 95% da energia brasileira vem de hidrelétricas. Ou seja: consumo de energia também é consumo de água.

TV sem ninguém por perto, computador ligado fora do uso e luz acesa em ambientes vazios são alguns dos motivos de desperdício. Então, fique atento.

Separação do lixo

Parece surreal, mas ainda tem gente que junta lixo orgânico com reciclável. É simples, fácil, higiênico e cumpre um papel muito importante na preservação do meio ambiente. Se na sua rua ainda não há coleta seletiva, entre em contato com uma cooperativa de reciclagem que em vários locais eles buscam os resíduos reciclados para que possam trabalhar.

Nem vamos nos alongar aqui porque a gente sabe que você tem consciência sobre isso!

Vamos, junto com a Altenburg, fazer um planeta melhor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Granilite: a moda da década de 1940 invade a decór
Dia de quem é exemplo e apoio, Dia dos Pais!
Design, ar puro e outros motivos para ter plantas no quarto
Nosso novo e-commerce está no ar!
1234