Amigurumis!!!
O nome é esquisito, mas essa técnica artesanal é pra lá de fofa e pode ser uma alternativa incrível para presentear a garotada (além de ser uma delícia criar as peças).
Estamos falando dos Amigurumi, arte japonesa que surgiu nos anos 80 e que dá nome a bonecos feitos de crochê, com no máximo 15 cm. Inicialmente as peças não tinham feição nenhuma ou apareciam somente com os olhos. Eram uma espécie de brinquedo antroposomórfico, em que as crianças deveriam imaginar os rostinhos felizes do brinquedo.
Hoje, os Amigurumi conquistaram o mundo e os fãs de crochê, que estão sempre ligados em novidades. Para atender a demanda por informações a respeito do artesanato, foram criados canais no YouTube sobre o tema, grupos no Facebook e “confrarias” de pessoas que se reúnem em diversos locais para criar bonecos e bichinhos, trocar receitas e material.
Qualquer um pode iniciar-se nesse universo lúdico e a lista de material é acessível, encontrada em armarinhos: Agulhas com ganchinhos de vários tamanhos (com cabo de silicone para não machucar dedinhos desacostumados); Linhas de algodão ou lãs de cores diferentes (quanto mais opção melhor); clipes para marcar o número de voltas durante a confecção das “correntinhas” (ponto básico de todo o trabalho); botões; tesoura; miçangas (para criar os detalhes ou olhinhos); linha de bordado; enchimento de fibra de poliéster; e feltro.
Agora, olhe só o que você pode fazer…
Vamos retomar a tradição de brinquedos old school para ensinar os pequenos a brincar de verdade, usando a imaginação ao invés de celular e notebook? Depende do estímulo que nós adultos, damos a eles…
Fotos: Divulgação