Bem viver
4
abril

Como cuidar das plantas de casa no inverno

Antes da estação favorita das flores, a primavera, um longo período de frio precisa ser enfrentado. É um desafio especialmente para quem mora no Sul e no Sudeste do Brasil, onde as temperaturas variam muito nesta época.
Mais do que carinho e dedicação – indispensáveis em todos meses do ano – uma ajuda técnica pode ser necessária.

Por isso, hoje separamos algumas dicas para quem quer passar pelo outono e pelo inverno com a casa verdinha.

Luz

Mesmo quando o sol aparece, a incidência de luz é menor no inverno. Então, quem tem plantas dentro de casa pode arriscar deixá-las mais na área externa ou na sacada, para que fiquem expostas por mais tempo.

É importante cuidar, claro, em casos de geada. Cobrir as plantas que ficam ao ar livre com lonas ou mantas. Se não deu tempo e elas acordaram branquinhas, regue assim que possível para que a camada de gelo não queime as folhas.

No caso da grama, o cuidado mais importante é a rega. Em períodos de seca, ela deve acontecer três vezes na semana.

Adubação

Para a maioria das plantas, o ideal é que ela aconteça de três em três meses. Mas, na preparação para o inverno – ou seja, por esta época – e importante que a adubação aconteça, especialmente pela redução na incidência de luz.

Adubar as plantas para que elas se preparem para o inverno é uma das precauções para que elas não sintam o efeito da queda nas temperaturas

Rega

Além de saber qual tipo de planta você tem e, consequentemente, quanta água ela precisa, no inverno a verificação sobre a umidade do solo é ainda mais importante. É simples: coloque os dedos na terra, se ela estiver úmida, não é necessário que a planta receba mais água.

Para quem cultiva temperinhos como manjericão, alecrim e hortelã, atenção redobrada: eles tendem a precisar de regas mais constantes.

Alguns especialistas também atentam para o horário de regar, que no inverno deve ser diferente para as plantas que vivem ao ar livre. Segundo eles, a água deve ser depositada no amanhecer ou no anoitecer. Com a junção de frio e sol, a rega pode queimar as pontas das folhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Branco é branco: quatro opções que mostram que ele não é nada básico
Saúde e inverno: como sua casa pode te ajudar
Manifesto pelo roupão: por um inverno mais quentinho!
Itens para a cama que não amassam? É possível e nós temos!
1234