Bem viver
16
março

Dormir bem pode mudar sua vida: entenda porquê

Dormir bem para viver bem. A Altenburg acredita nisso. E este espaço, que é destinado a repassar pra você informações sobre o bem dormir e bem viver, não poderia deixar de falar sobre o dia de hoje. Em 16 de março se comemora o Dia Mundial do Sono.

E porque dormir bem é tão importante?

De acordo com um estudo da Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM, na sigla em inglês), 45% da população global tem problemas ao dormir. E isso interfere diretamente na vida delas. Quem dorme mal se alimenta pior, tem impactos na saúde mental, risco de acidentes por falta de concentração, menor rendimento físico e ainda consequências em longo prazo, como dificuldades na aprendizagem e na memória.

Hoje, instituições de 75 países promovem reflexões este aspecto, que é tão importante nas nossas vidas.

Se não dormíssemos, morreríamos

Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, divulgado em 2016, deixou pessoas acordadas por 29 horas. Neste período, o nível de células brancas no sangue delas atingiu o mesmo índice de pessoas feridas. Estas células são o elemento central do sistema imunológico.

A mesma pesquisa mostrou que os níveis de hormônios associados ao estresse, como cortisol e adrenalina, aciona uma série de processos. A pressão aumenta, o metabolismo desregula (e a vontade de ingerir carboidratos aumenta) e a longo prazo podem acontecer até alucinações.

dormir bem

Seu corpo reage ao sono

Belen Esparis, diretora do Centro de Desordens do Sono no Mount Sinai Medical Center (Nova York) deu, numa entrevista à revista Superinteressante, quatro amostras do que acontece com partes do seu corpo durante o sono. Veja:

– Cérebro: durante o sono acontece uma verdadeira limpeza. Células mortas e moléculas que impedem as conexões entre os neurônios são descartadas pelo nosso cérebro.

– Músculos: você já deve ter ouvido que para se recuperar de uma lesão ou depois de treinos, dormir bem é importante. Isso porque durante o sono o corpo repara fibras musculares.

– Boca: com a redução da produção de saliva durante o sono, as bactérias bucais se proliferam. Por isso acordamos com mau hálito.

– Pele: o cortisol, que é um dos hormônios que a falta de sono libera no nosso corpo, impede a produção de colágeno. Ou seja: para ter uma pele bonita, é preciso dormir bem.

Mais informações sobre dormir bem

Aqui no blog já falamos sobre vários aspectos do dormir bem. Veja alguns deles:

– O que é indispensável para uma boa noite de sono
– Como tratar os distúrbios do sono mais comuns

– A importância do travesseiro ideal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
Altenburg no programa A Tarde É Nossa (SCC/SBT) – Vídeo
1234