Bem viver
24
janeiro

Está calor? Veja algumas dicas sobre como amenizar a situação em casa

De Norte a Sul do Brasil, não há quem esteja imune ao calor. As altas temperaturas desta época do ano aumentam a sensação de desconforto e de cansaço, que geralmente prejudicam a rotina. Infelizmente, ainda não há uma solução definitiva para isso, mas algumas dicas simples podem ajudar a – pelo menos em casa – amenizar a situação.

A primeira delas é evitar o uso do forno. O equipamento ajuda a aumentar a temperatura não só para quem está cozinhando, mas para todo mundo que circula no ambiente.

E já que é pra falar de comida, vale lembrar também que receitas pesadas e muito quentes também aumentam a sensação de calor. Além de ingerir água e frutas, uma sugestão é buscar receitas frias para as refeições. E dá pra fugir do óbvio com saladas, ceviche, carpaccio, kibe cru (e outras comidas árabes) e até algumas variedades de sopas que são consumidas geladas.

Outra forma deliciosa de relaxar e reduzir a sensação de calor é com um escalda-pés. Geralmente ele é feito com água quente, mas mesmo com água fria ou morna, colocar os pés em um recipiente com ervas, óleos essenciais e até um pouco de sal grosso traz um efeito incrível no relaxamento. No calor, ainda ajuda a desinchar os pés.

Para tentar melhorar a circulação do ar e reduzir o calor, observe em quais lados ou cômodos o sol bate a cada hora do dia. Nos espaços onde há incidência, geralmente o mais indicado é deixar janelas e cortinas fechadas no pico no calor, para que a temperatura não aumente. Da mesma forma, quando o sol se põe, vale a pena abrir tudo para que o ar circule.

E um aviso: se você é daqueles apaixonados por ar-condicionado, tome cuidado. A mudança constante de temperatura faz mal para a saúde. Além disso, a exposição intensa ao aparelho pode ressecar as vias aéreas e piorar os sintomas rinite e sinusite, por exemplo. Manter o aparelho limpo também é fundamental.

Page with Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
1234